Cartão NOVO CARD Escolar
É o cartão do Estudante de Araraquara. Com o cartão NOVOCARD Escolar o estudante matriculado em Instituições de Ensino situadas no município de Araraquara e sua micro região vinculadas a Divisão Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, e cursando 1º grau (Ensino Fundamental), 2º grau (Ensino médio), 3º grau (graduação), cursos pré-vestibulares, pós-graduação em mestrado e doutorado e outras atividades complementares obtém o beneficio de andar de ônibus com a redução de tarifa de 50%. (Decreto lei nº 11.293)
OBS: Para as atividades complementares é necessário que o aluno esteja também frequentando um dos outros cursos regulares descritos acima.
Cadastramento
O estudante deverá comparecer à Central de Atendimento do NOVOCARD, localizado no Terminal de Integração. Horário de atendimento: segunda a sexta 08:00h as 18:00h, apresentar o original dos documentos abaixo e pagar uma taxa de R$ 10,00.
Documentos necessários (apenas originais):
– declaração da escola válida até 30 dias após a data de emissão, constando o período de aula;
– comprovante de endereço em nome próprio, dos pais ou de representante legal (acompanhado de termo de guarda e /ou tutela), ou contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório, caso o comprovante esteja em nome de terceiros é necessário uma declaração de residência reconhecida em cartório (máximo 90 dias )
– RG ou certidão de nascimento
– CPF
Após o cadastramento, o cartão NOVOCARD Escolar será entregue no período de até 5 dias úteis e deve ser retirado na Central de Atendimento do Novocard, localizado no Terminal de Integração. Horário de atendimento: segunda a sexta 08:00h as 18:00h.
Recadastramento
O recadastramento é feito gratuitamente (com a apresentação do Cartão Escolar antigo) no início de todo ano letivo (ou início de cada semestre quando o curso for assim dividido), para todos os alunos que já possuem o benefício de estudante. Importante ressaltar que é necessária a apresentação da mesma documentação exigida no ato do contrato.(originais)
Em caso de perda, dano roubo ou extravio do cartão:
2ª. Via do Cartão NovoCard Escolar
Em caso de perda, dano, roubo ou extravio do cartão NovoCard Escolar, o estudante deverá comparecer com RG na Central de Atendimento do Novocard, localizado no Terminal de Integração. Horário de atendimento: segunda a sexta 08:00h às 18:00h, para o requerimento de nova via do cartão.
A segunda via do cartão será recarregada com os créditos vigentes, se houverem, no momento que a Central de Atendimento for informada da perda, dano roubo ou extravio do cartão.
O custo da segunda via do cartão é de R$ 15,00 (quinze reais) e a partir da terceira via o custo é de R$ 20,00 (vinte reais).
Regras de utilização
O estudante pode ter apenas 1 cartão vinculado ao seu RG e cadastrado em seu nome. O cartão NOVOCARD Escolar será usado pelo estudante no período letivo, nos horários e dias declarados pelo estudante no sistema de cadastro/recadastro e as recargas devem ser feitas nas lojas CAT (Centro e TCI).
O cartão terá validade definida conforme a declaração escolar apresentada no ato do cadastro e/ou ‘recadastro’, e o estudante terá direito aos passes recarregados por até 10 dias após o término de seu curso. Após esse prazo, o cartão ficará bloqueado até que o estudante retorne à escola. Ao retornar, o estudante fará o recadastramento e o cartão será desbloqueado em até 72 horas.
É proibido o uso do cartão NovoCard Escolar fora do horário definido no cadastro.
O não cumprimento das regras implicará em multa e suspensão do cartão, conforme relacionado abaixo:
– 1º infração: multa de R$ 15,00
– 2ª infração: multa de R$ 20,00
– 3ª infração: multa de R$ 30,00
– 4ª infração: multa de R$ 40,00
– 5ª infração: multa de R$ 50,00
– 6ª infração: suspensão definitiva durante o ano letivo
Bloqueio por tempo: 60 minutos para reutilização:
Quantidade de recargas por mês: 4
Quantidade de utilização diária: até 6 passagens.
Quando solicitado, o estudante deverá apresentar seu cartão e documentos com fotos aos motoristas, cobradores e fiscais.